quarta-feira, abril 29, 2009

Referenciais são tudo na vida!




Eu tenho uma teoria de que uma pessoa, independente do lugar em que ela cresceu e vive, dos pais, dos amigos e de qualquer outra coisa ou lugar, sempre vai ter sua essência inalterada (é, ainda acredito na ética).

A gente tem muita tendência de achar que só porque uma pessoa nasceu numa favela vai ser mal-educado, ou até bandido. Essa coisa bem retrógrada de associar dinheiro a bons costumes.

Não vou perder meu tempo aqui explicando essa primeira parte da teoria até o fim do post ou dando exemplos de pessoas bem endinheiradas que nos roubam descaradamente todos os dias com direito aparições na tv e celas especiais.

O negócio é a segunda parte da minha teoria.
Uma coisa que eu acredito que seja determinante na formação do caráter, principalmente no caráter criativo, são as referências que as pessoas terão na vida. As referências de cultura (pop, besteirol, educacional, o que for!).

E as referências são tudo! Quanto mais você tiver, sobre mais assuntos você poderá conversar e o que é mais interessante: você poderá criar! Sim, porque para inventar algo que nunca existiu, é preciso conhecer muito do que já existe. (alguém já fez o trabalho para você chegar até aqui)

E eu precisei de explicar a minha teoria só pra falar que ela me fez lembrar de que quando eu era criança tinha coisas bem legais de referência. E, se usadas da maneira correta, podem ser muito úteis no futuro!

Hora de ver que o tempo investido na televisão pode ser chamado também de ócio criativo:






(tem que clicar na imagem pra ela ficar grandona e vc ler melhor!)



2 comentários:

Álvaro Dyogo disse...

temos referências parecidas... =P

Laila Hallack disse...

temos referências parecidas [2]!

Aliás, temos as mesmas referências da infância! Confesso que me deu saudades de ler Turma da Mônica, de assistir Castelo Rá-tim-bum...

Adorei!