sexta-feira, junho 04, 2010

O que é ser bonita por natureza?

Tenho que confessar que sou meio viciada em programas de transformação. Desses que repaginam o visual inteirinho de uma mulher.


Mas o que eu mais acho interessante é perceber que o que faltava a todas as mulheres que foram transformadas era a segurança, a auto-estima. Coisa que nenhuma maquiagem ou roupa consegue preencher. O que muda nessas mulheres e que reflete tanto no resultado final é a volta do sorisso, da confiança no jeito de andar, em se sentir bonita sem ser a mais magra das mortais. A gente pode até não ver, mas a mudança ocorre de dentro pra fora.

Ser bonita por natureza é exatamente isso: se aceitar e, por isso mesmo, querer a si mesma bem. Ter prazer em se cuidar, prezar pelas coisas que você valoriza e não o que os outros dizem que você deve valorizar. A curto, médio e longo prazo.

Ser bonita por natureza é investir nas coisas simples. Procurar se alimentar bem. Comer fibras, alimentos integrais, legumes, frutas, mas se permitir de vez em quando um chocolate e uma porção bem rica de batatas fritas com queijo.

A beleza vem do cuidado com as coisas à sua volta também. Já reparou que quando estamos mal com algo, ficamos um pouco mais desleixadas? Tire um tempo para se arrumar, mas reserve um um tempo para ligar para pessoas queridas que não fala há algum tempo também.

Acredito que para tudo na vida, a beleza está no equilíbrio. Manter um equilíbrio com seu corpo, com o meio ambiente, com o amor, com a família, com sua consciência. E dá para começar a ser bonita desde já. Lembre-se: comece de dentro pra fora. O que na sua vida é exagero ou ausência?

E se por um lado, quando estamos mal ficamos mais desleixadas, já reparou que as mais confiantes estão sempre prontas a ajudar o próximo? Você não precisa sair por aí fazendo trabalho voluntário. Estou falando de saber ouvir, pensar nas consequências para todos antes de agir, não ligar se tiver que ceder de vez e quando. Doar-se é sinônimo de beleza para mim.

Muito melhor que a perfeição, a cirurgia plástica, o photoshop, ou ter um cabelo liso, é ver como uma m
ulher é bonita quando está feliz consigo mesma. Porque ser bonita por natureza é aceitar a sua própria natureza.


Este post é especial. Escrevi a convite da Rede Mundo Verde, numa ação de blogagem coletiva com o tema "Bonita por natureza". Adorei a iniciativa e indico muito a leitura dos demais posts do blog: http://mundoverde.com.br/blog/.